Intercooperação transforma união de cooperativas em ação social em Sarandi
Sarandi vivenciou uma demonstração concreta da força do cooperativismo durante as ações do Dia de Cooperar (Dia C) de 2026. A iniciativa “Galeto com Massa Solidário” reuniu diferentes cooperativas e entidades locais em uma ação conjunta que mobilizou cerca de 100 voluntários e teve como objetivo transformar a união de esforços em benefício direto para a comunidade.
A ação foi viabilizada pelas cooperativas Aurora Coop, CooperAlfa, Cresol, Coprel, Cotrisal, Sicoob e Sicredi, com apoio da Acisar, do CTG Porteira da Querência, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Cesurg, por meio do curso de Gestão de Cooperativas, e da imprensa.
A iniciativa colocou em prática o conceito de intercooperação, considerado o sexto princípio do cooperativismo, que estimula a união entre diferentes cooperativas para fortalecer o movimento e gerar resultados positivos para a sociedade.
Com o tema “Quando a escolha é cooperar, o mundo gira melhor”, o Dia C 2026 reforça justamente a importância da colaboração. Em Sarandi, essa proposta saiu do discurso e ganhou forma por meio do trabalho conjunto de pessoas que deixaram suas atividades habituais para contribuir diretamente com a realização do evento.
Entre sexta-feira e sábado, aproximadamente 100 voluntários participaram de diferentes etapas, desde o preparo dos alimentos e o assado até a montagem das marmitas e a organização e limpeza dos espaços.
Além do envolvimento comunitário, a iniciativa terá um retorno direto para entidades beneficentes de Sarandi. Todo o resultado financeiro obtido com a comercialização das refeições será destinado à aquisição de kits de limpeza e higiene e mantimentos utilizados no dia a dia dessas instituições.
Dessa forma, o “Galeto com Massa Solidário” demonstra que o Dia C vai além de uma ação pontual. A iniciativa evidencia como a união entre cooperativas, entidades e voluntários pode gerar resultados concretos e fortalecer a rede de apoio da própria comunidade.
Em Sarandi, a intercooperação mostrou, na prática, que quando diferentes organizações unem esforços por um mesmo propósito, o resultado alcança muito mais pessoas.







COMENTÁRIOS