Temporal provoca destruição em Passo Fundo e Chapecó; região de Sarandi também esteve sob alerta

Em Passo Fundo, mais de 700 residências tiveram danos nos telhados e milhares de pessoas foram afetadas; em Chapecó, Defesa Civil confirmou a ocorrência de tornado. No Norte gaúcho, outras cidades também registraram prejuízos.


Temporal provoca destruição em Passo Fundo e Chapecó; região de Sarandi também esteve sob alerta Foto: Ricardo Bolson / Agência RBS

O temporal foi acompanhado de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo. Os efeitos foram sentidos em diferentes municípios, com danos em residências, estabelecimentos comerciais, estruturas públicas, veículos e lavouras.

Passo Fundo registra alagamentos e centenas de casas destelhadas

Em Passo Fundo, a situação é uma das mais preocupantes no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento divulgado pela Defesa Civil e publicado pela imprensa regional, mais de 700 casas tiveram os telhados danificados, e pelo menos 2,4 mil pessoas foram afetadas.

A chuva acumulada chegou a 166,8 milímetros em 24 horas, volume próximo da média esperada para todo o mês de novembro, estimada em 177 milímetros.

Além dos destelhamentos, diversos pontos da cidade registraram alagamentos. Na Vila Luiza, um automóvel ficou submerso na Rua Benedito Acauá. No Centro, o cruzamento das ruas Teixeira Soares e Independência teve a abertura de uma cratera, deixando a tubulação exposta.


O Rio Passo Fundo também ultrapassou a cota de inundação. Segundo a Defesa Civil municipal, o nível estava 3,31 metros acima do normal, enquanto a cota de inundação é de três metros.

Diante dos estragos, a prefeitura acionou o plano de contingência, mobilizou equipes para atender os moradores e iniciou a distribuição de lonas. A situação também provocou a suspensão de aulas em escolas municipais e estaduais.

Chapecó tem tornado confirmado pela Defesa Civil

Em Chapecó, no Oeste catarinense, a força do temporal provocou danos em diferentes pontos da cidade na manhã desta quarta-feira. Houve queda de árvores, estruturas danificadas e ruas bloqueadas.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado no município, após analisar imagens e dados do radar meteorológico. A identificação levou em conta sinais de rotação e a presença de detritos levantados pela força dos ventos.

As estações meteorológicas registraram rajadas de 93 km/h e 126 km/h. O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso também teve parte de sua infraestrutura danificada. As regiões do Seminário e da Esplanada estão entre as áreas apontadas como mais atingidas.

Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Prefeitura atuam no atendimento às ocorrências e na liberação das vias. As aulas das redes municipal e particular foram suspensas durante a tarde.

A Defesa Civil informou que pretende realizar um levantamento com drones para avaliar a extensão dos danos e a intensidade do fenômeno.

Norte do Rio Grande do Sul também registra prejuízos

Os estragos não ficaram restritos a Passo Fundo. Outras cidades do Norte e Noroeste gaúcho também tiveram ocorrências relacionadas à passagem das tempestades.

Em Espumoso, uma árvore caiu sobre um veículo e deixou duas pessoas feridas, que sofreram lesões leves. Quatro residências e uma arena de padel tiveram destelhamentos parciais. Um posto de combustíveis também sofreu danos severos na cobertura, atingida pela força do vento.

Em Tapera, um hotel foi atingido, enquanto lavouras do interior sofreram prejuízos provocados pelo granizo. Na RS-332, entre Tapera e Espumoso, cinco árvores caíram e bloquearam o trânsito por aproximadamente uma hora e meia.

Quinze de Novembro também registrou queda de árvores sobre ruas e veículos, além de danos em residências, estabelecimentos comerciais e escolas. A estimativa divulgada pela imprensa é de aproximadamente 200 casas atingidas.

Em Sananduva, houve registro de granizo durante a manhã, e a Defesa Civil municipal iniciou o levantamento das residências danificadas. Marau também contabilizou cerca de 120 casas atingidas pela chuva e pelo granizo.

E a região de Sarandi?

Na área de abrangência regional de Sarandi, os temporais e os alertas meteorológicos mantiveram a atenção das autoridades e dos moradores. Entretanto, até a atualização desta reportagem, não havia um balanço público consolidado que confirmasse a dimensão dos estragos especificamente em Sarandi e nos municípios vizinhos.

Por isso, eventuais ocorrências locais ainda dependem de confirmação junto às administrações municipais e à Defesa Civil. A ausência de um balanço divulgado não significa que não tenham ocorrido danos, mas é importante diferenciar registros confirmados de relatos ainda não verificados.

Alerta para novas ocorrências

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, classificado como de grande perigo, para áreas do Norte, Noroeste e Serra do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina.

A previsão indica possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros ao longo do dia, rajadas de vento acima de 100 km/h e queda de granizo. Entre os riscos estão destelhamentos, queda de árvores, danos em estruturas, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A orientação é procurar abrigo seguro durante as tempestades, evitar permanecer próximo de árvores, postes e estruturas metálicas e não tentar realizar reparos em telhados enquanto houver risco de vento ou chuva.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.