Terremoto de magnitude 7,4 deixa 169 mortos na Colômbia; buscas continuam

Segundo dia de operações é marcado por trabalho intenso de equipes de resgate entre os escombros; centenas de pessoas ficaram feridas.

Matéria Tiago Bóra - Rádio Minuano / Inf. GZH.
Terremoto de magnitude 7,4 deixa 169 mortos na Colômbia; buscas continuam Foto: JAIME SALDARRIAGA / AFP

Equipes de resgate e voluntários entram nesta terça-feira (11) no segundo dia de buscas por sobreviventes após o forte terremoto que atingiu a Colômbia na manhã de segunda-feira (10). O número de mortos chegou a 169, enquanto cerca de 500 pessoas ficaram feridas. As informações mais recentes apontam que milhares de pessoas ainda são consideradas desaparecidas.

O tremor teve magnitude 7,4 e atingiu principalmente a região oeste do país. O epicentro foi localizado nas proximidades de San José del Palmar, no departamento de Chocó, mas os efeitos foram sentidos em diversas cidades, incluindo Pereira, Cali, Manizales e Bogotá.

Pereira está entre as cidades mais atingidas. Pelo menos 60 mortes foram contabilizadas no município, enquanto equipes trabalham entre prédios danificados e estruturas que desabaram. Parte da cidade permanece sem energia elétrica, dificultando o trabalho durante a noite.

Em Cali, uma das áreas mais afetadas, socorristas e voluntários formam correntes humanas para retirar os escombros. Com ferramentas simples e até mesmo com as próprias mãos, as equipes procuram sinais de vida entre os prédios destruídos.

O terremoto também provocou danos em dezenas de construções. Segundo o balanço divulgado pelas autoridades, 61 prédios desabaram, além de danos registrados em unidades de saúde e instituições de ensino. Aeroportos também tiveram suas estruturas afetadas.

O presidente colombiano, Abelardo de la Espriella, declarou estado de emergência e anunciou uma operação coordenada para atender as regiões atingidas. A resposta conta ainda com ofertas de ajuda internacional, incluindo recursos dos Estados Unidos e apoio de países como México, Chile, Argentina e El Salvador.

As equipes de emergência seguem trabalhando contra o tempo, principalmente nas áreas onde há possibilidade de encontrar pessoas com vida sob os escombros. A ocorrência de tremores secundários também mantém os trabalhos de resgate em alerta.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.