Chuvas provocam alagamentos, interdições e retirada de famílias em Sarandi e municípios da região
Volume de chuva causa transtornos em cidades do Norte do Estado. Em Sarandi, Rio Caturetê saiu da calha e famílias precisaram deixar suas casas.
Ponte cedeu após a elevação do nível do Rio Tarimba em Vila Maria. Prefeitura de Vila Maria / Divulgação A forte chuva que atinge o Norte do Rio Grande do Sul continua provocando transtornos em diversos municípios da região. Em Sarandi, o Rio Caturetê ultrapassou a cota de inundação na noite desta terça-feira (21), obrigando a retirada de famílias que vivem nas áreas mais próximas ao rio. A Prefeitura disponibilizou um abrigo para atender os moradores afetados, enquanto equipes seguem monitorando o nível das águas.
Além de Sarandi, cidades da região registraram alagamentos, danos em estruturas, bloqueios de rodovias e prejuízos em áreas urbanas e rurais.
Sarandi
O Rio Sarandi extravasou após o elevado volume de chuva registrado nas últimas horas. Famílias que vivem em áreas de risco precisaram deixar suas residências de forma preventiva. A Defesa Civil e a Prefeitura seguem acompanhando a situação e orientam a população a evitar áreas alagadas.

Foto: Tiago Bóra - Rádio Minuano/ Sarandi-RS
Barra Funda
A ponte sobre a RS-569 (Rodovia Governador Amaral de Souza) foi interditada na noite de terça-feira devido à elevação do nível da água. Até o momento, não há previsão para a liberação do tráfego.
Ainda não há previsão para liberação de ponte em Barra Funda.Prefeitura de Barra Funda / Divulgação
Carazinho
Em Carazinho, foram registrados alagamentos em residências e o desabamento de muros, incluindo parte da estrutura do Estádio do Glória. Na BR-285, uma queda de barreira provocou bloqueio parcial da pista, com o trânsito operando no sistema pare e siga até a normalização.
Palmeira das Missões
No município, um muro desabou sobre uma residência e duas casas foram destelhadas pela força da chuva. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.
Muro da casa de uma família caiu.Corpo de Bombeiros / Divulgação
Não-Me-Toque
O transbordamento de rios interrompeu o acesso às comunidades de São José do Centro, Posse São Miguel e Bom Sucesso, obrigando moradores a utilizarem rotas alternativas.
Nonoai
A chuva intensa mobilizou equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura para atender ocorrências de alagamentos e prestar auxílio às famílias atingidas.
Marau
O município contabiliza acumulados que se aproximam dos 300 milímetros em algumas localidades. Pelo menos 12 famílias foram atingidas por alagamentos e a Prefeitura anunciou que irá decretar situação de emergência.
Ponte no interior foi interditada.Prefeitura de Marau / Divulgação
Outros municípios
Também foram registrados transtornos em Vila Maria, Lagoa Vermelha, Ibiraiaras, Ciríaco, Palmitinho, Erechim e Crissiumal, com ocorrências de pontes interditadas, árvores caídas, veículos arrastados pela água, famílias desalojadas e danos em residências.
Ponte cedeu após a elevação do nível do Rio Tarimba em Vila Maria.Prefeitura de Vila Maria / Divulgação

Pontos de enchentes foram registrados no município.Defesa Civil / Reprodução
Rodovias com bloqueios e restrições
As chuvas também afetaram importantes rodovias da região:
RS-569 – Barra Funda: ponte interditada, sem previsão de liberação.
BR-285 – Carazinho (km 344): trecho liberado após bloqueio parcial causado por queda de barreira.
BR-386 – Frederico Westphalen (km 34): trânsito normalizado após remoção de árvore que bloqueava a pista.
BR-470 – Lagoa Vermelha (km 107): ponte permanece interditada, sem previsão de liberação. Defesa Civil orienta que motoristas evitem deslocamentos desnecessários nas áreas afetadas e nunca tentem atravessar trechos alagados, pontes ou estradas com correnteza.




COMENTÁRIOS